Hora certa

Contador de Visitantes

Demitido por perseguição política!

Demitido por perseguição política!
Markel Batista de Medeiros.

Funcionário perseguido vai parar no cemitério!

Funcionário perseguido vai parar no cemitério!
Ivaldelson José de Souza

Prefeito de Serra de São Bento

Prefeito de Serra de São Bento
Foto / Fonte: Divulgação site do TSE.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Cordelista Marciano Medeiros homenageia o poeta do Baobá

Cordelista Marciano Medeiros

O cordelista Marciano Medeiros tem procurado manter viva uma tradição, lançar seus folhetos de cordel a cada novo Festival de Inverno em Serra de São Bento. No evento que aconteceu de sexta feira 28 de maio até o domingo, dia 30, o autor divulgou novo trabalho de sua autoria. Dessa vez o homenageado foi escritor novacruzense Diógenes da Cunha Lima.
Marciano conseguiu de modo objetivo mostrar a infância do poeta, transcorrida em Nova Cruz e quando dali saiu para residir em Natal, com apenas treze anos de idade. A primeira parada do garoto foi na casa do professor Luis da Câmara Cascudo, o referido educador recebeu o garoto bem e lhe ofertou um chocolate sonho de valsa.
A partir desse momento Diógenes estudou no colégio Marista e em seguida no Atheneu, para posteriormente fazer o curso de Direito, assim ingressando na magistratura potiguar. Em seguida publica seu primeiro livro de poesias, cujo titulo é: Lua 4 vezes sol.
O trabalho literário foi se desenvolvendo e Marciano relata que “o articulista publicou dezenas de livros e biografias, primeiro de Câmara Cascudo a quem chamou de brasileiro feliz e depois incluiu personalidades marcantes a exemplo de Djalma Aranha Marinho, Dinarte Mariz, Dom Nivaldo Monte e Onofre Lopes.
O cordelista Marciano Medeiros declarou “eu me sinto feliz por realizar esse trabalho e pretendo prosseguir sempre procurando novas fontes de inspiração, seja criando enredos, ou falando sobre pessoas ligadas a cultura popular”, ele também ressaltou um folheto escrito sobre a ex-senadora Heloisa Helena com o titulo de: a guerreira do Brasil, que está postado num blog do PSOL em São José de Mipibú e que mandou alguns exemplares pelo correio, para que Heloisa Helena tomasse conhecimento.


Folheto

Este novo folheto custa um real e Marciano disse que pretende divulgá-lo toda Grande Natal e nos municípios próximos de Nova Cruz, terra onde Diógenes da Cunha Lima foi menino e nasceu poeta, pró-ximo da estação do trem e que ele realmente tem feito um longo trajeto nos trilhos da poesia, sempre colocando o coração a alma em tudo aquilo que faz ou escreve. Diógenes da Cunha Lima nasceu em 1937 e permanece inalterável, gostando de poemas e sempre inovando, com novos livros entregues ao publico potiguar.

Marciano Batista de Medeiros nasceu em Santo Antônio/RN, em 18 de setembro de 1973. É filho de João Batista de Medeiros (Joca de Zé Bisel) e de Francisca Viana Salustino Medeiros.

O poeta popular tem editado seus versos e também dois livros biográficos, sobre Luiz Teixeira Pinheiro de Monte das Gameleiras e dona Nina, uma ex-professora de Jundiá. Brevemente publicará outro cordel sobre o senador alagoano Teotônio Brandão Vilela, além de outros dois sobre temas de humor.

Publicação original: Jornal Metropolitano de 04 de Junho de 2010. http://www.jornalmetropolitano.com.br/

Um comentário:

  1. muito bom maçiano,pois primo adoro politica,vc apoia ibere,sim ou nao,pois primo eu sou uma das lideranças de extremoz,e natal,e ainda estou esperando umas propostas;bjs

    ResponderExcluir